Últimas Notícias

terça-feira, fevereiro 11, 2014

Eleições, 2014 será diferente?

A turma ligado ao presidente da Embratur e candidato ao Governo do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), parece já comemorar a vitória do comunista nas eleições de outubro deste ano. Os mais otimistas ainda vão mais longe e dizem que a vitória será no 1º turno.
O problema é que parece que a turma do quanto pior, melhor, esquece que a eleição de 2014 está muito semelhante com as eleições de 2002 e a de 2006, mas mesmo assim apostam que dessa vez será diferente.
Nas eleições de 2002 e 2006, os candidatos que estavam liderando com folga as pesquisas não conseguiram folego na reta final e foram derrotados. A derrota veio para os candidatos que contavam com o apoio dos então governadores.
Em 2002, Jackson Lago liderava as pesquisas, alguns até apostavam até em vitória no 1º turno. O candidato do governo, no caso da governadora Roseana Sarney, Zé Reinaldo Tavares, patinava nas pesquisas, para alcançar dois dígitos foi difícil, mas na reta final conseguiu vencer a disputa e sem a necessidade do 2º turno.
Já em 2006, com o rompimento de Zé Reinaldo com o grupo Sarney, a ex-governadora Roseana Sarney resolveu ser candidata novamente e liderava qualquer pesquisa com folga. Roseana tinha como adversário Jackson Lago, então derrotado por outras vezes. No entanto, nessa oportunidade Lago contava com o apoio do governador Zé Reinaldo e apesar de perder no 1º turno, venceu a disputa no 2º turno das eleições daquele ano.
Em 2010, o desempenho da Oposição à frente do Governo do Maranhão foi tão pífio, que Roseana Sarney venceu no 1º turno as eleições.
Agora em 2014, a história de 2002 e 2006 parece se repetir. Flávio Dino vai liderando com folga as pesquisas, alguns já cantam vitória antecipada, mas não é Dino que tem o apoio do governo, ou seja, da governadora Roseana Sarney. O candidato do governo é o ex-prefeito de São José de Ribamar e atual secretário de Infraestrutura, Luis Fernando (PMDB), que diga-se de passagem, nas pesquisas de hoje aparece bem melhor colocado que Zé Reinaldo em 2002.
Apenas

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 O Estadão Online Share on Blogger Template Free Download.