Últimas Notícias

sábado, junho 06, 2015

A INCÓGNITA DO MORALISMO PARTE II: COMERCIAL “O BOTICÁRIO” SOBRE O DIA DOS NAMORADOS - Por Cristiane Lopes*

A INCÓGNITA DO MORALISMO PARTE II: COMERCIAL “O BOTICÁRIO” SOBRE O DIA DOS NAMORADOS - Por Cristiane Lopes*06/06/2015 20:14

E mais uma vez a questão “moralistas versus libertários” reacendeu, e desta vez foi ocasionada pela campanha 2015 do Dia dos Namorados da empresa O Boticário.
Nas cenas do comercial aparecem casais heterossexuais e homossexuais presenteando seus namorados e comemorando a data especial. Até então algo que deveria ser tido como normal, já que todos possuem o direito de serem felizes independente de suas escolhas.
Mas, infelizmente, a maior parte da população brasileira é preconceituosa, intransigente e intolerante e obviamente essas pessoas amontoaram a empresa de críticas, óbvio que com aquelas frases de sempre, como:
“Ah, mas isso é uma afronta à família tradicional brasileira!”;
“Estão banalizando o assunto, não podemos aceitar isso!”;
“Meus filhos assistem televisão e não podem ver cenas assim. Como vou explicar para eles?”.
E se não bastassem as demonstrações preconceituosas nas redes sociais e no link do vídeo no You Tube, muitas pessoas foram ao site da empresa, buscaram a opção “Reclame aqui” e encheram de frases repudiando o comercial, afirmando que a empresa fez uma campanha com essa conotação apenas para garantir o público homossexual como clientes assíduos e alguns até ameaçaram deixar de consumir os produtos da empresa em forma de protesto.
Pois bem, o preconceito a cada dia que passa se perpetua na sociedade brasileira levando muitas pessoas a intolerância e ao radicalismo quando o tema é a relação homoafetiva. Mas até quando viveremos assim?
Até quando vamos precisar escrever a parte III, IV ou V de um texto que aborde a incógnita moralista de uma sociedade preconceituosa e hipócrita?
Sim, a sociedade, em sua maioria, vive envolta a um conceito de moral deturpado, conceito esse inventado para deixar que os moralistas sigam na sua zona de conforto reformulando conceitos que estigmatizam a sociedade de acordo com o que eles aceitam como correto, quando na verdade o correto é que todos vivam felizes com as escolhas que fizeram.
Só teremos uma sociedade que aceite todas as formas de afeto quando a palavra respeito for compreendida e colocada em prática, enquanto isso não acontecer seguiremos presenciando atitudes ignorantes, violência e falso moralismo, pois como disse no artigo A incógnita do Moralismo parte I: “fingir um novo conceito sobre moral tornou-se mais fácil que aceitar as escolhas do próximo”.

*Academica de Pedagogia (6º período) na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CESB)
Foto: reprodução do vídeo


Leia mais: http://pibid-foco-e-acao.webnode.com/news/a-incognita-do-moralismo-parte-ii-comercial-o-boticario-sobre-o-dia-dos-namorados-por-cristiane-lopes/

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 O Estadão Online Share on Blogger Template Free Download.