Últimas Notícias

domingo, julho 20, 2014

Coluna “Estado Maior”

Esquentando os motores
O cenário do início de campanha dá bem a medida do que será a corrida quando os candidatos de fato embalarem suas máquinas partidárias. O peemedebista Lobão Filho, candidato da coligação “Pra Frente Maranhão”, decidiu acelerar desde logo a sua corrida rumo às urnas, por uma razão muito simples: ele entrou na disputa em completa desvantagem em relação ao comunista Flávio Dino, candidato da coligação Todos pelo Maranhão, que está em campanha há quase três anos, tempo em que percorreu o estado pelo menos duas vezes, fazendo campanha antecipada. Até há duas semanas, Lobão Filho vinha cumprindo uma agenda que alternava reuniões, contatos políticos, atividades no Senado e visitas a municípios, ampliou esse cenário na semana passada, quando iniciou, na região do sertão, uma maratona de campanha mais intensa. Na primeira incursão, ele visitou 13 municípios em apenas três dias, numa demonstração de que a partir de agora não há mais tempo a perder. O comunista Flávio Dino, que durante três anos percorreu grande parte dos municípios passando parte da semana na presidência da Embratur – nem sempre em Brasília – e parte no interior do Maranhão. Tanto que várias vezes sua agenda oficial da Embratur dizia uma coisa e a daqui anunciava outra muito diferente. Nesses casos, enquanto a agenda da Embratur dizia que ele estava em Brasília, ele se encontrava no interior do Maranhão. Mesmo aparentemente sem chance de chegar à ponta da disputa, os demais candidatos se movimentam como podem. Na semana passada, Zeluís Lago (PPL) visitou líderes da Igreja Católica. Saulo Arcangeli (PSTU) também procurou militantes católicos destacados para conversar. Antonio Pedrosa (PSTU) tem procurado representantes de movimentos sociais para mostrar sua plataforma, enquanto Josilvaldo Corrêa (PCB) prega a tomada do poder pelo proletariado por onde passa. No meio político ninguém tem dúvida de que a campanha vai esquentar nesta semana.
Pesquisas
Pelo menos dois institutos nacionais de pesquisa se preparam para medir as preferências do eleitorado na corrida eleitoral no Maranhão. O Vox Populi já contratou pesquisadores, e o Ibope está em fase de montagem de escritório em São Luís. As pesquisas nacionais, longe das influências de grupos políticos, darão uma medida exata de como está a corrida no Maranhão, até por abranger bem mais municípios.
Embalo
O deputado federal Gastão Vieira embala sua corrida pela vaga de senador com os fluidos de mensagens que tem recebido. Muitos observadores o têm cumprimentado pelos bons resultados da Copa do Mundo para o país, que deu um show de organização. E sabem que o Ministério do Turismo teve papel importante nesse processo.
Fora da lista
Fonte do PSB revelou à coluna que o presidenciável Eduardo Campos teria tomado uma posição em relação ao Maranhão. Diante dos números da pesquisa Exata, na qual aparece com 8% de preferência no estado contra 57% da presidente Dilma, teria riscado o estado na sua lista de prioridades. Isso significa dizer que ele não mais virá ao Maranhão durante a campanha.
Embate
Na corrida por uma cadeira na Câmara Federal, o ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques, desmonta a campanha segundo a qual a maior parte do eleitorado de lá estaria com a oposição. Em conversas com aliados Marques tem dito que há no município um embate duro, mas que o resultado da disputa entre Lobão Filho e Flávio Dino é, no momento, e imprevisível. Para ele, quem vencer ali vencerá por pouco.
Embratur
A investigação do Senado nas contas da gestão de Flávio Dino (PCdoB) na Embratur não é a primeira suspeita que recai sobre o comunista. No início do ano, o deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB) requereu oficialmente informações sobre os contratos de publicidade e marketing fechados por Dino. Para Escórcio, há suspeitas de que o comunista tenha usado operações da Embratur em benefício de sua pré-campanha ao governo.
Os pares
Com as suspeitas da Controladoria Geral da União nas contas da Flávio Dino, o candidato comunista se iguala aos seus pares em seu palanque de campanha. Coordenador-geral do palanque comunista, o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) já foi preso por corrupção e responde processos na Justiça por desvios de recursos. Na mesma situação estão o prefeito Cleomar Tema (PSB), os deputados Weverton Rocha (PDT) e Othelino Neto (PSB) e os ex-prefeitos Humberto Coutinho (PDT) e Cecé Monteiro, todos da linha de frente da campanha de Flávio Dino.
Quem é quem
A pesquisa Exata, realizada em 45 municípios – o Maranhão tem 217 – investigou preferências para deputado federal e deputado federal. Dos 29 nomes mais citados para deputado federal estão oito parlamentares que concorrem à reeleição. E dos 41 nomes mais citados para deputado estadual, 20 são parlamentares que buscam a renovação do mandato.
Falha
Em relação à eleição proporcional, a pesquisa Exata pode induzir a um erro de interpretação. Quando relaciona os mais citados nos 45 municípios pesquisados, passa ao leitor a ideia de que eles são os melhor posicionados em todo o estado. Não é bem assim, porque, embora existam candidatos com representação em todas as regiões, há também os que representam pequenas regiões e às vezes apenas dois ou três municípios.
Sumido
Tudo indica que o candidato do PCB, Josivaldo Correa, apostará suas fichas apenas na propaganda eleitoral no rádio e na TV. Desde que registrou sua candidatura, o comunista se limitou a visitar aliados, sem nenhum movimento público que indicasse campanha eleitoral. Nem o escritório de campanha Josivaldo informou ainda onde funciona.
Vaga
Com um desembargador a menos desde fevereiro, com a aposentadoria de Raimunda Bezerra, o Tribunal de Justiça tenta reverter a situação para completar o quadro de 27 membros da Corte. A escolha para a vaga se dará pelo critério de merecimento, mas o processo foi suspenso por uma reclamação do desembargador João Santana ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A expectativa é que o CNJ se posicione nos próximos dias, para que o JT resolva suas pendências.
E MAIS
A assessoria de campanha do senador Lobão Filho está definindo sua próxima incursão no interior, durante a qual ele visitará pelo menos 15 municípios.
Candidato a vice do peemedebista Lobão Filho, o deputado Arnaldo Melo comemora o resultado da incursão da chapa pela região do Sertão.
Nos bastidores da política de Caxias dá-se como certa a candidatura do ex-prefeito Humberto Coutinho a deputado estadual pelo PDT.
Durante as visitas que está fazendo à operação tapa-buraco obras, o prefeito Edivaldo Júnior tem tido o cuidado de não falar de eleição.
Investigação do Senado poderá colocar às claras as suspeitas que rondam os contratos firmados por Flávio Dino na Embratur.

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 O Estadão Online Share on Blogger Template Free Download.